Grande parte das empresas que trabalham num mundo digital estão neste momento a “migrar” o Google Analytics Universal para a mais recente plataforma da Google, o GA 4, que é o software que dará resposta ao futuro da análise de dados digital. Este software funciona com base em eventos (pedaços de código que colocamos no site para medir coisas específicas, tais como: cliques em botões no nosso site, saber quantas pessoas interagem com os nossos vídeos, perceber o número de utilizadores que utilizam o scroll ou que fazem uma compra no nosso site, entre outros).
A melhor forma existente para criares todos estes eventos e muitos outros é através da utilização do Google Tag Manager. Ao utilizares esta ferramenta consegues ter uma velocidade bastante alta de implementação das tuas necessidades, bem como não necessitas de conhecimentos de programação, nem de estar dependente de um profissional que tenha esses conhecimentos. É, assim, uma ferramenta imprescindível para quem quer trabalhar com o GA 4, bem como com muitos outros softwares frequentemente utilizados num mundo digital.
Já o Google Data Studio, agora renomeado para Looker Studio, é uma das plataformas de visualização de dados mais utilizadas no mundo. Como pontos fortes, alia a relativa simplicidade de utilização com o facto de ser uma ferramenta gratuita. Com recurso à mesma tens a possibilidade de criar gráficos visualmente apelativos, consegues automatizar os dados que importam controlar para o teu negócio e deixar de depender de ficheiros excel e das suas atualizações manuais, por exemplo. No gigantesco mundo do Big Data, uma das mais maiores dificuldades dos profissionais é conseguir encontrar valor/oportunidades nos dados, tendo em conta que estamos rodeados de milhões de dados diariamente. Com recurso a estes softwares, será assim possível descomplicar essa informação massiva em gráficos simples e visualmente apelativos.
Nesta formação de 9h vais aprender o essencial sobre estas duas ferramentas muito utilizadas e procuradas na área de analytics com um formador que conta com mais de 10 anos de experiência de trabalho na área.
Ao longo da carreira passou por agências de comunicação digitais, fez parte da fundação do Jornal Observador, foi coordenador de tráfego e analista digital na Cofina Media e hoje é o responsável de Analytics do Jornal Público. Conta também com 8 anos de formador em várias escolas e Universidades portuguesas.
Bruno Valinhas tem mais de uma década de experiência na área do Marketing Digital acumulada com uma vasta experiência na área de formação, leccionando vários cursos de Analytics e Data Science desde 2015 em várias escolas e também em duas Universidades de topo – ISCTE e Universidade Católica.
Em contexto de ensino já deu formação a milhares de alunos, aprimorando os conhecimentos analíticos dos mesmos.
Ao longo da sua carreira trabalhou marcas como Coca-Cola, Fanta Portugal, Sagres, Heineken, foi fundador e responsável pela estratégia e implementação de Web Analytics do jornal Observador e, recentemente, trabalhou como coordenador de audiências e Web Analytics na Cofina Media durante 6 anos. Hoje é Head of Analytics no Jornal Público e formador na Lisbon Digital School
Tem 35 anos e adora ensinar e partilhar conhecimento.
Preenche os campos abaixo e começa já o teu processo de inscrição no curso.
Preencha os dados do formulário para agendar o suporte por video chamada.