Num mundo em constante mudança, com as transições digitais que nos desafiam a cada segundo, o nivelamento das competências é de extrema importância. É imperativo que todas as áreas profissionais acompanhem este crescimento e adquiram competências digitais.
O investimento na formação deve ser uma prioridade de qualquer pessoa, numa perspectiva de desenvolvimento profissional, mas também pessoal, assim como uma preocupação obrigatória de qualquer empresa.
O conhecimento é transformador, e quem não aposta na aquisição de novas competências dificilmente conseguirá crescer e fazer evoluir a empresa que representa.
A educação e a formação são ferramentas essenciais para acompanhar a evolução das necessidades do mercado de trabalho.
No entanto, existe uma lacuna de competências que precisa de ser abordada. Por exemplo, 40% dos empregadores afirmam que não conseguem encontrar pessoas com o conjunto de competências adequado para preencher as suas vagas.
A evidente lacuna de competências é, em grande medida, explicada pela velocidade que o ecossistema digital veio trazer ao tecido empresarial, pela falta de capacidade de acompanhamento da oferta formativa da maioria das instituições, e pela escassez de financiamento enfrentada por particulares, empresas e prestadores de ensino que não dispõem dos recursos financeiros necessários para acompanhar a evolução das necessidades de competências específicas. Neste contexto transformador, a UE está a disponibilizar financiamento para ajudar a acelerar os esforços de educação, formação e requalificação.
No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), está incluída a Medida Cheque-Formação + Digital para todos os trabalhadores, independentemente do seu vínculo, com um valor até 750 euros, para formações que os capacitem em competências digitais.
A Lisbon Digital School orgulha-se de poder acompanhar esta iniciativa que integra o Programa Emprego + Digital 2025 apoiando o desenvolvimento de quem queira aprender sempre mais!
Na recente visita do Papa Francisco ao nosso país, no seu eloquente e humanizado discurso, houve lugar para o tema da Educação e do conhecimento. Partilho esta citação:
“À universidade (…) seria um desperdício pensá-la apenas para perpetuar o atual sistema elitista e desigual do mundo com o ensino superior que continua a ser um privilégio de poucos. Se o conhecimento não for acolhido como uma responsabilidade, torna-se estéril”. Papa Francisco, 3 Agosto 2023
O acesso ao conhecimento deve ser abraçado com responsabilidade e visão, e uma oportunidade de mudança, evolução e inovação.
Preenche os campos abaixo e começa já o teu processo de inscrição no curso.
Preencha os dados do formulário para agendar o suporte por video chamada.