Tendências em Social Media para 2023

Paulo Rossas
Growth & Strategy
Artigo da autoria de Paulo Rossas, CIO da Lisbon Digital School

Tal como aconteceu em 2022, mais uma vez, perdemos a cabeça e fomos até à 5ª página do Sr Google e recolhemos as principais tendências de Redes Sociais para 2023.

Aqui fica o resumo do Top 10 e pequenos destaques de todas as mencionadas.

1. Social Commerce – Social Shopping – Social Ads (27 referências)

Já era das maiores para 2022 e é a maior em 2023. A Pandemia acelerou o processo de compras online, de crescimento diário de utilizadores e tempo em plataforma, não restando dúvidas de que as Redes Sociais são um dos melhores canais para uma marca comunicar. Foram gastos 561 mil milhões em anúncios digitais, maioritariamente anúncios de Social Media, e muitos dos “experts” da área garantem que este número pode atingir os 867 mil milhões em 2026.

71% das marcas dizem que vão aumentar o orçamento em Social Media. 

80% dos utilizadores dizem que procuram informação sobre marcas nas Redes Sociais.

48% dos utilizadores dizem que compraram algo depois de ver um anúncio.

Nos próximos 3 anos teremos uma grande evolução nesta área e uma grande maturidade em investimentos pela certa e não “porque sim”.

2. Short Vídeos (18 referências)

Das primeiras assinaturas de comunicação do TikTok, em 2018/2019 foi “Real Short Videos”. A sua assinatura dizia tudo do que queriam para a plataforma e estavam certos. 

Todas as plataformas estão a adoptar a estratégia inicial do TikTok. Temos os Reels no Instagram e Shorts no Youtube. É fácil perceber que as pessoas querem conteúdos rápidos, dinâmicos e de entretenimento. No entanto, o formato de vídeo longo não vai desaparecer. Os diretos e plataformas como a Twitch estão a crescer, o que significa que queremos conteúdos de consumo rápido, mas, quando nos interessa, procuramos o outro lado.

3. Customer Experience | Customer Service (16 referências)

Com as apps de mensagens a ganhar ainda maior destaque, com as marcas a ganhar coragem para falar diretamente com os seus fãs e clientes, a conversa vai acontecer nas Redes Sociais, seja nos comentários, nos grupos ou nas apps de mensagens. Tudo vai acontecer de forma rápida e com respostas ao minuto. Vai passar a haver uma ligação direta ou um contacto direto entre as pessoas e as marcas. No fundo, um tratamento personalizado que é uma exigência que recai sobre todos nós. As marcas estão preparadas para esta tendência?

4. Autenticidade (15 referências)

Uma das plataformas mais descarregadas em Portugal, desde Junho, é o BeReal. O próprio nome indica exatamente qual o seu objetivo. Sermos autênticos e reais. Não é surpresa quando a autenticidade é uma das grandes tendências para 2023. Queremos coisas reais, humanas, que nos digam algo. Por essa razão, neste Top 10, vamos encontrar outra tendência relacionada com Autenticidade, o “User Generated Content”, ou seja, conteúdo criado pelos nossos fãs, seguidores e utilizadores das plataformas. 

Não é fácil para uma marca ser autêntica e genuína, até porque existem muitos medos associados a isso mesmo, mas, ser autêntico cria ligações diretas com os clientes, por promover uma maior transparência que acaba por ajudar no negócio.

5. TikTok (11 referências)

Plataforma mais descarregada em todo o mundo em 2020 e 2021. Plataforma Social Media mais descarregada em Portugal 2020, 2021 e 2022. Será 2023 o ano do TikTok em Portugal? Já vemos mais marcas a entrar e a perceber as dinâmicas da Plataforma. Já começamos a perceber que as pessoas estão a entrar e a ficar. Também percebemos que já não se olha para a Plataforma como uma coisa de miúdos e sem credibilidade. Sim, 2023, pode ser, finalmente, o ano do TikTok.

6. Comunidades e não pessoas (10 referências)

Uma das grandes tendências para 2023 no Facebook são os Grupos. Os grupos são o novo “menino bonito” da plataforma. Em 48 horas, estão a ser criadas Comunidades de 3 mil, 5 mil, 10 mil, 40 mil pessoas. As Comunidades relacionadas com as nossas marcas ajudam-nos em praticamente tudo. É onde podemos recolher “feedback” direto do que andamos a fazer, oferecem-nos gratuitamente conteúdo valioso, dão-nos insights para o futuro e até podemos falar diretamente com todos os que nos seguem. Se criamos locais específicos para as nossas comunidades, seja uma página Instagram ou um Grupo no Facebook, estamos a garantir um local exclusivo para os nossos fãs e clientes.

7. Social Audio / Social Music (10 referências)

Mais uma grande tendência que foi amplificada no TikTok. Os artistas já pensam no potencial que a sua nova música pode ter no TikTok. As marcas já estão a criar músicas específicas para a plataforma. Tudo porque, rapidamente, uma música ou um som, pode tornar-se viral por todo o mundo. Além de tudo isto, nos últimos anos houve um crescimento global e Nacional de Podcasts e até playlists que se tornam referências. As marcas vão ter de acrescentar o Áudio à sua estratégia, porque é uma exigência dos seus fãs e clientes.

8. Realidade Aumentada / Realidade Virtual (10 referências)

Com as marcas a procurar novas experiências para captar a atenção dos utilizadores, uma das soluções passa pela Realidade Aumentada. Várias Plataformas como Snapchat, Facebook, Instagram e até TikTok usam filtros e permitem a criação dos mesmos com esse objetivo. Ainda estamos muito longe de ter estas tecnologias a cumprir 100% com o desejado, no entanto, em 2023, vamos ver novas empresas a surgir e a criação de mais e mais conteúdo deste género.

9. User Generated Content | Conteúdo criado pelos fãs e utilizadores (9 referências)

Se queremos autenticidade e uma ligação especial com os nossos clientes e fãs, temos de olhar para o que eles andam a criar e a fazer e, de seguida, amplificar. Quando as marcas conseguem fazer isto de forma orgânica, são criadas estas ligações especiais, humanizando-as. A Plataforma BeReal promove este tipo de conteúdos e cada vez mais vemos a #NoFilter a ser capitalizada por influenciadores e content creators, com a amplificação das próprias marcas. Reviews, unboxings e tutoriais são muito relevantes para quem compra os produtos, o que nos diz que a era do User Generated Content chegou em 2023.

10. The Metaverse (8 referências)

Depois de tudo o que já se ouviu falar do Metaverse em 2022, garantidamente, vamos continuar a ouvir falar do Metaverse em 2023.

Para além do Top 10, deve ainda mencionar-se outras referências relevantes:

Influencers Marketing (8 referências)

Obviamente, os influenciadores não vão desaparecer e vamos ter um maior investimento por parte das marcas e uma maior maturidade da área.

Sustentabilidade e Ambiente  (7 referências)

É uma exigência das novas gerações e as marcas vão utilizar as redes sociais para manifestar, partilhar e amplificar a sua posição.

Mais Redes Sociais de Nicho (7 referências)

Já existem muitas redes sociais de nicho, com comunidades interessantes. Em 2023, vamos continuar a assistir ao aparecimento de outras.

Predictive Analytics (6 referências)

Inteligência Artificial, evolução de plataformas, informação trabalhada ao detalhe, cada vez mais teremos esta área a atuar.

Micro/Nano Influenciadores (6 referências)

Temos tendência para acreditar mais em influenciadores crus, reais e próximos, como é o caso do micro/nano Influenciador.

Social Search | TikTok SEO (5 referências)

Já não são só e apenas Redes Sociais, são motores de busca. Pinterest é um Motor de Busca e o TikTok é uma das plataformas mais utilizadas para procurar conteúdos. 

Experiências Multisensoriais (5 referências)

As marcas vão continuar a investir em experiências novas e únicas que acordarão todos os nossos sentidos.

Livestream Video e Shopping (5 referências)

O Live tornou-se uma norma. Estamos ligados por Zooms, falamos por Teams e conversamos por video call, criou-se uma habituação e não vai desaparecer.

Conteúdos Criados por Inteligência Artificial (4 referências)

Temos assistido a um grande crescimento deste tipo de conteúdos, o que se passou e passa neste mês de Dezembro com a App Lensa espelha isso mesmo

Social Listening (4 referências)

Cada vez mais marcas vão investir em Social Listening e utilizar os insight para se aproximarem dos seus fãs e clientes.

LinkedIn | Comunidades B2B (4 referências)

Os influenciadores de LinkedIn já existem e as empresas precisam olhar para eles como olham para outro tipo de influenciadores. As comunidades B2B vão surgir em 2023.

Chatbots (3 referências)

Vão continuar a existir e a fazer parte do nosso dia a dia.

Short Content | Snackable Content (2 referências)

Se o vídeo se quer curto, os conteúdos também. Não é novo.

E para fechar… todas com 1 referência.

Gaming 

Full Screen 

Eventos Online 2.0

Crescimento Orgânico

Meme Marketing

Marcas a pensar como Criadores de Conteúdos

Conteúdo Zero Click

Data Privacy

Local Targeting

A Morte dos Gostos no Instagram

Diversidade

iOS 14

Youtube Shorts

Reddit


Gostaste? Partilha

Paulo Rossas

Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School, formador, e um dos maiores entusiastas de Social Media em Portugal. Entrou no Curso de Criatividade Publicitária, na Restart, terminando-o em 2011. Nesse mesmo ano, foi um dos vencedores do Estágio Improvável da agência Torke, a primeira agência por onde passou.

Sem pausas para descanso, em Novembro entra para a recém-criada equipa SL Benfica Multimédia, onde permanece durante dois anos como Head of Social Media e Brand Content. Em 2013, aceita o convite da J. Walter Thompson (actual Wunderman Thompson), formando a primeira equipa Digital da agência.

Ocupou o cargo de Head of Social Media & Brand Content e trabalhou marcas como Vodafone Portugal, Associação Montepio, Um Bongo, Sumol, Cerveja Sagres, Sagres Bohemia e Mesas Bohemia, Yoggi, Iglo, Ikea, Mar Shopping, Galp, Nestlé, entre outras.

Tendências em Social Media para 2023

Preenche os campos abaixo e começa já o teu processo de inscrição no curso.






    Estamos sempre a inovar. Acompanha-nos!

    Fica a par de todas as nossas novidades. Desde cursos longos, curtos, eventos e novos artigos, há muito para descobrires.





      Perdeste a senha? Clica aqui

      Queres-te registar? Clica aqui

      Agendar reunião

      Preencha os dados do formulário para agendar o suporte por video chamada.



        O meu carrinho

        O carrinho está vazio.

        Carrinho