Artigo da autoria de Paulo Rossas, Chief Innovation Officer na Lisbon Digital School.
As Principais Tendências de Social Media/Digital para 2022.
Perdemos a cabeça e decidimos ir até às 6ª página do Google à qual, como todos sabem, ninguém vai, e juntámos todos os artigos sobre as Principais Tendências de Social Media/Digital para 2022.
Ao todo, foram perto de 60 artigos sobre “Tendências Social Media/Digital 2022”. Desta forma, percebemos exactamente o que a grande maioria realmente pensa e vai ajudar-nos a todos a perceber o caminho da área neste próximo ano e talvez nos próximos 10.
Aqui está o top das Tendências mais mencionadas em todos estes artigos, comentadas por nós.
Concordamos com todas? Talvez.
Apetecia-nos colocar mais? Claro que sim.
(1) Paid Social | Ecommerce | Social Commerce | Social Shopping
Não há dúvidas de que já todos perceberam que há negócio a ser gerado nas Redes Sociais. Marcas vendem, marcas lucram e os clientes estão a consumir conteúdo e a comprar produtos. Se o vosso produto não está nas Redes Sociais, estão a perder uma grande oportunidade.
Sim, tudo é grátis nas Redes Sociais e o orgânico, a espaços, ainda funciona, mas o futuro/presente passa por aqui, são canais de media (também). É necessário investir em anúncios, não é preciso muito, é preciso investir de forma inteligente e com conteúdos interessantes, não é só fazer um anúncio e pagar, isso é desperdiçar dinheiro. Criatividade amplificada com investimento, isto é o hoje, tudo o resto são tiros para o ar. As novas gerações identificam anúncios vazios a km de distância e mesmo os mais velhos já não caem na mesma história de antigamente.
Lembrem-se que há mais plataformas além de Facebook, Instagram, Youtube.
Snapchat, Reddit, Pinterest, Twitter, Linkedin, Twitch também permitem investimento.
(2) Tiktok
2022 será realmente o ano do TikTok!
Cresceu muito, continua a crescer, e em 2022 vamos assistir ao mesmo que assistimos no Instagram em 2019. Todas as marcas vão entrar. Todas as pessoas vão aderir e consumir. Em Portugal, já está nos 3 milhões de utilizadores e continua no Top de Aplicações mais descarregadas de Social Media.
(3) Vertical Vídeo | Short Vídeo
O mundo é mobile. Tudo é mobile. Tudo é vertical e de consumo rápido, não é de admirar que esta seja uma das maiores tendências para 2022.
(4) Augmented Reality | Virtual Reality
Parece que finalmente em 2022 vamos assistir à chegada em massa da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual, ou pelo menos, vamos ver mais opções e boas ideias a surgir. O tema Metaverse também vai acelerar este processo e vão surgir mais empresas a apostar e mais empresas a criar processos de criação de conteúdos.
(5) Profissionalização em Social Media
Esta é a tendência que colocaríamos em primeiro lugar se este artigo fosse só escolha nossa. Em 2022, vamos finalmente assistir à profissionalização das Redes Sociais. É preciso ter pessoas que sabem o que estão a fazer, é preciso ter pessoas que pensam estrategicamente e é preciso ter equipas que respondem realmente ao que é pedido, tudo porque o investimento vai ser maior, a procura vai ser maior e a exigência vai ser gigante, as pessoas estão aqui!
(6) Creators vs Influencers | Creators First
Praticamente todos os artigos falaram de Influenciadores e de Content Creators. Parte dizia que este ano, 2022, é o ano da limpeza dos influenciadores. Limpeza entre quem realmente influencia e quem não faz nada por uma marca. A outra parte referia que os influenciadores tinham de se tornar rapidamente Content Creators e trazer o seu lado humano, criativo e diferenciador para ajudar as marcas e as suas comunidades.
(7) Long Video Storytelling
Se é bom, nem que tenha 10 minutos. Não é bem esta regra, mas é a regra dos 3 minutos que o Instagram e o TikTok já adoptaram e provavelmente até vão aumentar durante 2022. Sim que a trend número 3 são vídeos curtos, mas o que se fala aqui é simplesmente histórias muito bem produzidas e bem contadas em formatos um pouco mais longos que cativam as comunidades e que nos fazem assistir a vídeos mais longos. A Betclic já começou este processo de conteúdo longo e muito bem realizado com o seu documentário “72 horas antes” e mais vão começar a chegar.
(8) Live | Live Shopping
A Twitch vai crescer e muito, as “vendedoras” dos grupos de Facebook vão continuar a surpreender, é normal esta tendência estar aqui. O Live vai continuar a ser um formato muito interessante para atingir grandes comunidades e não podemos esquecer que existe e o seu poder.
(9) Audio Rooms Social | Social Audio | Podcast
Clubhouse apareceu e mudou as regras do jogo, todas as outras Plataformas seguiram o caminho deste formato. Spotify com o Green Room, Reddit com o Reddit Talks, Discord com os seus Stages, Twitter com o Spaces, Facebook com as salas de Áudio, LinkedIn também entrou no jogo. Em 2022, o áudio vai continuar a crescer e vai ser um formato que não sendo inovador é interessante para uma boa conversa e para chegar a muitas pessoas.
(10) Facebook Top Platform
Desde 2011 que dizem que o Facebook está em apuros e que tem os dias contados. Afinal, ainda está aí para vencer e uma das tendências é que esta Rede Social continuará a dominar.
(11) Crypto | NFT’s | Virtual Fashion | Blockchain
A Web 3.0 está mesmo aí, do outro lado da porta. A terceira geração da internet chegou e por essa mesma razão, todos estes temas vão fazer parte dos nossos dias neste ano de 2022. E ainda faltam aqui mais temas como, Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data.
O que temos de valioso enquanto moeda de troca já não é físico e já não podemos colocar debaixo do colchão. É necessário compreender muito bem esta dinâmica porque é o caminho que se vai seguir.
(11.1) Novo Normal
Estamos a brincar, era só para ver se vocês estavam com atenção.
(12) O Poder das Comunidades | User Generated Content
Ainda ser uma tendência diz tudo sobre esta própria tendência.
(13) Nano | Micro-Influenciadores | Autenticidade
Todos somos influenciadores e 2022 vai ser finalmente o ano em que todos nos vamos aperceber disso mesmo e principalmente as marcas. As marcas vão perceber que existem Micro-influenciadores que conseguem melhores resultados do que grandes influenciadores e vão perceber que dentro das suas empresas são os verdadeiros Nano-Influenciadores. Se eu sou dono de uma transportadora e uma das pessoas que trabalha no meu armazém tem 200 mil fãs no TikTok, porque não dar a liberdade para fazer vídeos no armazém onde aparece o logo da empresa?
(14) Metaverse
Trabalho Remoto, Reuniões, Eventos Live, entrevistas de emprego, em todo o lado o tema Metaverse vai aparecer, é melhor entendermos todos muito bem o que é e como vai mudar as nossas vidas. Metaverse é uma combinação de Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Social Media, Gaming e outros serviços, o Metaverse vai adicionar uma terceira dimensão à internet e temos de estar preparados.
Ainda estamos a muitos anos de distância de ter o verdadeiro Metaverse global, já temos Fortnite, Roblox, Animal Crossing como pequenas ilhas exemplo, no entanto, desde que Facebook se chegou à frente que tem sido um falatório sobre Meta e Metaverse global. O mundo descentralizado e a tecnologia descentralizada está de volta e todos podemos lucrar sem precisar dos grandes e sem ter de dividir lucros. O Metaverse pode mudar tudo. Como interagimos uns com os outros, como vemos o mundo e principalmente (Ver tendência 11) o que é que realmente possuímos de valioso.
(15) Reels e o sucesso do Instagram
Reels chegou, viu, tremeu, no entanto, conquistou. É o formato de 2022 e não vai ficar por aqui. As marcas vão ter de perceber que precisam de um Host, de pessoas a criar conteúdo e a aparecer. Reels dá visualizações e comunidade.
O Instagram em Portugal é a Rede mais utilizada e com cada vez mais utilizadores. As gerações mais velhas e até mais novas, estão a mobilizar em força (Mês de Dezembro 2021 entraram mais 200.000 portugueses na Plataforma) e até as marcas estão todas a investir cada vez mais em conteúdo interessante e em anúncios. 2022 não é o ano do Instagram, mas aquele ano em que o Instagram se torna na “Place to be” e “Place to Stay” para todas as Gerações.
(16) Data and Privacy
Vamos continuar a discutir Big Data e a privacidade dos nossos dados, no entanto, vamos provavelmente a não controlar nada nas Redes Sociais e a não utilizar os dados que nos dão para pelo menos ter um ponto de partida e perceber o que funciona ou o que não funciona mesmo.
(17) Employee Centric Content | B2B Social
A Transformação Digital das empresas começa nos seus “empowered employees”, são eles que credibilizam as empresas, humanizam-nas e que amplificam os seus conteúdos de forma orgânica e real. Agora é preciso oferecer ferramentas aos mesmos, formar e principalmente ser uma empresa com uma cultura onde os colaboradores querem e desejam estar, o chamado orgulho em pertencer aqui.
Somos todos Nano-Influenciadores e tudo começa dentro de casa.
(18) Audiências Próprias | Targeting
Está cada vez mais difícil encontrar as Audiências certas e capitalizar a informação que nos é dada nas Redes sociais. Vamos ter de investir mais, procurar mais, criar Audiências Próprias, ter a informação do nosso lado e saber utilizá-la. Acabar com os “achismos”.
(19) Reddit
Será que 2022 é o ano do Reddit?
Em Portugal não será de certeza, mas pode crescer e surpreender um bocadinho.
Pode chegar ao milhão em Portugal, neste momento está com 705.000.
(20) Mental Health Social Media
Vamos assistir também a uma maior preocupação das Plataformas e das marcas com a dependência das redes sociais. Vamos falar de depressão, da pressão, sensação de isolamento, FOMO, as marcas vão ter de trabalhar para ajudar a acabar com esta busca louca pela perfeição que não existe e nunca vai existir, do sedentarismo. As marcas vão ter de fazer o seu papel e discutir as boas práticas do uso das Redes Sociais. Vai ser um ano de mudança e de tentar equilibrar este universo com o mundo lá fora.
(21) Storytelling
Ainda estamos a falar de Storytelling em 2022? Claro que é preciso contar uma história, mas não é uma história qualquer, é a história da marca, das pessoas da marca, do que acredita esta marca, para onde vai esta marca. Parece fácil, no entanto, estamos em 2022 e continuamos a falar disto enquanto tendência.
(22) LinkedIn
Este sim é o ano do LinkedIn. (Ver Tendência 17)
Social CEO | Employee Centric | B2B Social | Recrutamento Remoto
Vai ser o verdadeiro “Boom” na Plataforma. Em Portugal, já é a Plataforma com maior comunidade entre 25-34, por isso, preparem-se.